+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

INOVAÇÕES CIRÚRGICAS PROPORCIONAM MAIOR EFICIÊNCIA NO COMBATE AO CÂNCER.

INOVAÇÕES CIRÚRGICAS PROPORCIONAM MAIOR EFICIÊNCIA NO COMBATE AO CÂNCER.

INOVAÇÕES CIRÚRGICAS PROPORCIONAM MAIOR EFICIÊNCIA NO COMBATE AO CÂNCER.

Publicado por Adalzizio Vieira de Araújo Filho em 17/07/2019 às 11:00

O tratamento cirúrgico do câncer evolui a cada dia. O desenvolvimento de novas técnicas e pesquisas tem proporcionado intervenções mais eficientes e menos traumáticas.

Os avanços tecnológicos permitiram uma verdadeira revolução nas técnicas cirúrgicas em oncologia com operações cada vez menos invasivas.  Um exemplo já amplamente empregado em centros de oncologia é a cirurgia oncológica vídeo-laparoscópica. Tal evolução permite a realização de incisões menores, o que minimiza riscos, favorece maior rapidez na recuperação pós-operatória e retorno às atividades habituais.

Uma inovação ainda mais recente é a cirurgia robótica. Nela, o cirurgião realiza a cirurgia num “console” de computador (que lembra um videogame avançado), e seus comandos são transmitidos a um robô, que executa cada movimento do cirurgião com muito mais precisão e firmeza que a mão humana. Isso também resulta em cirurgias mais precisas e menos invasivas.

Ainda está restrita a poucos centros médicos mas, em breve, deve se tornar mais comum na maioria dos hospitais. 

Apesar de todo o avanço tecnológico, as operações com menor intervenção ainda não se aplicam em todos os pacientes.

Além destes avanços, houve também melhor conhecimento do comportamento biológico dos diversos tipos de tumores, na qual medicamentos e radioterapia combinados a cirurgia têm mostrado resultados cada vez mais promissores no combate ao câncer.

"Em determinadas situações as cirurgias convencionais ou "abertas" ainda são realizadas. Mesmo estas, com os novos conhecimentos, têm representado mais segurança e melhor  recuperação, explica Adalzizio Vieira de Araújo Filho, médico cirurgião oncologista da Oncocenter."

Fonte: Oncocenter

Redes Sociais

Sitevip Internet