+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

A ONCOLOGIA DO SÉCULO XXI: NOVAS ARMAS NA GUERRA CONTRA O CÂNCER.

A ONCOLOGIA DO SÉCULO XXI: NOVAS ARMAS NA GUERRA CONTRA O CÂNCER.

A ONCOLOGIA DO SÉCULO XXI: NOVAS ARMAS NA GUERRA CONTRA O CÂNCER.

Publicado em 25/07/2019 às 11:01

Drogas inteligentes, estimulação imunológica, tratamentos individualizados, e muito mais.
A virada do século veio acompanhada de várias revoluções no combate ao câncer. Anteriormente, o tratamento usava quase que exclusivamente a quimioterapia. Tal procedimento provoca a morte indiscriminada de células, com alta taxa de divisão como o câncer, mas também atinge alguns tecidos normais, podendo causar vários efeitos colaterais.

Desde o final dos anos 1990 vários medicamentos inteligentes (tecnicamente chamados de terapia-dirigida ou terapia-alvo) foram desenvolvidos. Essas medicações agem em “alvos” específicos, presentes unicamente (ou preferencialmente) nas células do câncer e que estão ligados à origem e progressão da doença. Estas medicações resultam em melhor controle do câncer e muito menos efeitos colaterais. Terapias-dirigidas já são rotineiramente usadas no tratamento de tipos frequentes de câncer (como mama, pulmão e intestino).

Outra modalidade moderna de terapia anticâncer é a chamada imunoterapia. O tratamento consiste no uso de medicamentos que agem a nível molecular, estimulando células do próprio sistema imunológico a combaterem o câncer.

A descoberta da imunoterapia resultou no prêmio Nobel de medicina de 2018. Essa terapia já é usado no tratamento do câncer de pulmão, rim, pele, dentre outros. 

Essa enxurrada de novas descobertas e novos medicamentos dirigidos contra alterações específicas do câncer tem levado à uma individualização cada vez maior do tratamento. Antes, apenas biópsias simples eram suficientes para o diagnóstico e definição do tratamento. Hoje, vários testes genéticos e moleculares são realizados no material da biópsia, e o tratamento varia de acordo com o padrão de alterações encontrados. Ou seja, o tratamento de um mesmo tipo de câncer pode ser totalmente diferente de um paciente para outro: é a oncologia personalizada. 

Todas essas novidades fazem da oncologia moderna uma especialidade muito complexa, e exigem do médico oncologista constante atualização. 

Redes Sociais

Sitevip Internet