+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Cirurgias em tempos de pandemia da Covid-19. Como proceder?

Cirurgias em tempos de pandemia da Covid-19. Como proceder?

Cirurgias em tempos de pandemia da Covid-19. Como proceder?

Publicado por Oncocenter em 14/07/2020 às 10:29

Muitos pacientes que aguardavam cirurgias em diversas especialidades tiveram os procedimentos adiados com a chegada da pandemia da Covid-19 no estado. Levando em consideração que grande parte da população pode estar infectada pelo novo coronavírus, houve necessidade de mudanças na rotina das cirurgias em clínicas e hospitais.

Devido ao risco de sobrecarga das unidades de saúde e alta chance de contaminação, houve redução importante das cirurgias eletivas - aquelas que podem ser programadas -, mas as cirurgias consideradas como urgência ou emergência continuam sendo realizadas, pois não podem ser adiadas.
 

As cirurgias em época de pandemia são classificadas como:

  • Emergências – devem ser realizadas em até 1 hora.
  • Urgências – devem ser realizadas em até 24 horas.
  • Urgências eletivas – devem ser realizadas em até 2 semanas.
  • Eletivas essenciais – devem ser realizadas no prazo de 3 a 8 semanas.
  • Eletivas não-essenciais – podem aguardar além de 3 meses.

 

De acordo com o médico cirurgião oncologista Dr. Adalzizio Vieira de Araújo Filho CRM - MT: 3943 / RQE: 1995 , a retomada segura das cirurgias eletivas pelos hospitais tem levado em consideração essas priorizações, em especial atenção aos pacientes diagnosticados com câncer ou doenças cardiovasculares.

 

“Uma particular atenção deve ser dada para esses pacientes, que apesar de grande parte não se caracterizar como urgências ou emergências, não podem ser adiadas por mais que alguns dias, sob risco de não se conseguir o resultado desejado devido a progressão dessas doenças”, ressaltou.

 

Como regra, segundo o doutor, deve-se levar em consideração que todos os pacientes que serão submetidos a alguma cirurgia são portadores do novo coronavírus.

“Se após análise criteriosa um paciente apresentar qualquer evidência de infecção pelo vírus, seja por um exame laboratorial positivo ou por quadro clínico sugestivo, ou ainda histórico de contato direto com pessoas ou lugares suspeitos, o procedimento deverá ser adiado a fim de evitar contaminações e complicações desnecessárias”, explica.

Segundo Adalzizio, os médicos no centro cirúrgico já atuam com equipamentos de proteção e precauções de contato desde antes da pandemia. “Lidamos constantemente com fluidos e secreções corporais, e ainda foram acrescentados novos cuidados”, ressalta.

Dr. Adalzizio Vieira de Araújo Filho CRM - MT: 3943 / RQE: 1995 — Foto: Oncocenter

Dr. Adalzizio Vieira de Araújo Filho CRM - MT: 3943 / RQE: 1995 — Foto: Oncocenter

O médico disse ainda que as equipes médicas determinarão a possibilidade de adiamento ou não de determinada cirurgia, avaliando criteriosamente os riscos e benefícios do procedimento, assim como o melhor momento da sua execução.

A Oncocenter conta com uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos voltados para o tratamento integral de pacientes com câncer.

Além da cirurgia oncológica, a clínica tem especialistas em mastologia e reconstrução mamária, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, quimioterapia, terapias dirigidas, imunoterapia, hormonioterapia, entre outros. Para que seja feita uma avaliação do caso, os pacientes devem entrar em contato com a clínica para agendamento de consultas.

Fonte: Oncocenter

Redes Sociais

Sitevip Internet