+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Especialista explica diferentes tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama

Especialista explica diferentes tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama

Especialista explica diferentes tipos de cirurgia para o tratamento do câncer de mama

Publicado por Oncocenter em 12/01/2021 às 14:46

Evolução nos tipos de cirurgia evita mutilação no corpo da mulher e garante autoestima mesmo após procedimento.

 

Os tipos de cirurgias realizadas no tratamento do câncer de mama evoluíram significativamente nos últimos anos.

Essa evolução busca um resultado oncológico adequado, associado a um resultado estético satisfatório. Tudo isso para evitar a mutilação que outrora era realizada e melhorar a qualidade de vida da paciente, conforme explica um dos maiores especialistas de Mato Grosso, o médico Luís Fernando Correa de Barros, mastologista e cirurgião oncológico, que atende dezenas de pacientes todos os dias na Clínica Oncocenter, em Cuiabá.

Hoje, para escolher o tipo de cirurgia, são analisadas várias variáveis como o tamanho do tumor na mama, tamanho das mamas, presença de ptose ou não, radioterapia anterior ou não nas mamas e presença ou não de invasão da pele.

Os tipos de cirurgia podem ser:

 

  1. Quadrantectomia: cirurgia em que o cirurgião retira o segmento da mama comprometido pelo tumor, associando ou não retalhos glandulares mamários para reconstrução.
  2. Quadrantectomia com retalho cutâneo: nessa cirurgia o cirurgião resseca o segmento, geralmente com pele, e reconstrói a mama com um retalho cutâneo regional.
  3. Quadrantectomia com Lipoenxertia: é realizado a segmentectomia e o cirurgião preenche o “defeito” com gordura lipoaspirada após a quadrantectomia.
  4. Mastectomia com Expansor: nessa técnica o mastologista retira completamente a mama e devido à falta de pele para cobrir uma prótese ele coloca um expansor atrás do músculo peitoral para expandir gradualmente a pele. Os expansores podem ser definitivos ou temporários. Particularmente prefiro os temporários que posteriormente serão trocados por uma prótese.
  5. Mastectomia com reconstrução com prótese: nessa situação é realizada a mastectomia e a paciente apresenta pele suficiente , então é realizada a colocação da prótese imediatamente, atrás do músculo peitoral.
  6. Mastectomia com reconstrução com retalho miocutâneo: essa cirurgia a reconstrução da mama é realizada com retalho de pele e músculo (geralmente retalho do músculo grande dorsal ou retalho do músculo reto abdominal). Nos retalhos do grande dorsal pode associar uma prótese ou Lipoenxertia. Quando se utiliza o reto abdominal sem a necessidade de inclusão de prótese.
  7. Mastectomia com ADM: realiza-se a mastectomia e reconstrução completa pré peitoral (em cima do músculo peitoral maior) com prótese envolta por uma matriz dérmica acelular. Desvantagem desse método é o seu custo. Porém, apresenta inúmeras vantagens (tempo cirúrgico menor, menos dor pós-operatória, não utiliza o músculo peitoral maior, excelente resultado estético).

 

 

Se você for precisar retirar um nódulo maligno, converse com seu mastologista de confiança e veja qual método se encaixa no seu perfil anatômico e na forma de apresentação da doença.

Luís Fernando Correa de Barros explica que os sintomas mais frequentes do câncer de mama são nódulo mamário endurecido e com crescimento rápido, pele avermelhada e nódulos nas axilas.

Ainda segundo ele, os principais fatores de risco são história familiar e pessoal de câncer de mama, obesidade, menarca precoce, uso de terapia de reposição hormonal por mais de 5 anos. Outro grupo de risco são aquelas mulheres que nunca amamentaram.

O médico destaca ainda a importância de ter um acompanhamento com psicólogo/psiquiatra durante toda a fase do tratamento para equilíbrio emocional.

Oncocenter é referência no tratamento do câncer de mama em MT

A Oncocenter oferece todo o tratamento aos pacientes — Foto: Assessoria

A Oncocenter oferece todo o tratamento aos pacientes — Foto: Assessoria

Referência no tratamento de câncer no estado, a Oncocenter está localizada na Avenida Mato Grosso, coração de Cuiabá, em um espaço de mais de 900 metros quadrado, tendo como responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT 4431/RQE: 1817). Em nossa estrutura, oferecemos 2 recepções confortáveis (piso inferior e superior), consultórios médicos, área de pequenos procedimentos, serviço de coleta de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e área de apoio e administração e um amplo estacionamento próprio.

 

Além disso, todo o piso inferior é dedicado ao serviço de terapia antineoplásica, onde são realizados todos os tratamentos que envolvem aplicação de medicamentos (como quimioterapia, terapia dirigida, imunoterapia). Essa área conta com recepção própria, apartamentos com camas e banheiros privativos, poltronas, e uma estrutura acessível e completa para atender todas as necessidades do paciente oncológico.

As medicações são preparadas por farmacêutico especialista em manipulação de medicamentos oncológicos, em cabine de fluxo laminar, seguindo as rigorosas regras de Boas Práticas de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos.

DR. LUÍS FERNANDO C. BARROS

MASTOLOGIA E CIRURGIA ONCOLÓGICA

CRM - MT: 3983 / RQE: 1813/1814

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2021/01/12/especialista-explica-diferentes-tipos-de-cirurgia-para-o-tratamento-do-cancer-de-mama.ghtml

Redes Sociais

Sitevip Internet