Os avanços da medicina especializada asseguram maiores chances de cura e aumento da sobrevida mesmo na doença avançada.
O diagnóstico de câncer, por vezes comunicado abertamente aos pacientes, sem rodeios, e outras, de forma velada por alguns familiares devido a reação de uma notícia ruim, vem acompanhado por incertezas e desespero quanto ao caminho a ser tomado.
A neoplasia maligna, como é conhecido o câncer, quando diagnosticado em sua fase inicial, proporciona altos índices de cura. Mas para isso é necessário um enfrentamento pessoal e apoio dos familiares e médicos.
A notícia dada por um profissional não especialista é, muitas vezes, pouco precisa. A livre escolha dos profissionais será sempre respeitada, porém quando é realizada não por generalistas, eventualmente será desprovida de um conhecimento fundamentado e da indicação do melhor caminho a ser trilhado durante o tratamento.
O câncer é uma doença crônica e degenerativa. Mesmo em casos de doença avançada, pode com frequência ser controlada por medicamentos, prolongando o tempo e aumentando a qualidade de vida.
A oncologia é a especialidade médica dedicada ao câncer. É subdividida em oncologia clínica, cirurgia oncológica e radio-oncologia.
Procurar um profissional especializado na área possibilita segurança ao paciente e seus familiares, pois todas as dúvidas serão esclarecidas com fundamento ao longo do caminho. Também é uma especialidade que promove grande vínculo entre os profissionais, pacientes e familiares, com uma interação mais próxima e acolhedora, comparada a outras especialidades médicas.
Neste caminho longo de tratamento e vigília, não é adequado um profissional relâmpago e que não entenda das perspectivas do paciente e as condutas técnicas corretas, pois a notícia de uma recaída e ou retorno da doença, traz desilusão e a perda da esperança. A evolução do conhecimento e as constantes atualizações da oncologia asseguram ao paciente uma mudança de cenário com ganho na sobrevida mesmo com doença em atividade.
A cada ano novas técnicas cirúrgicas, drogas inteligentes, planejamentos radioterápicos, tornam-se disponíveis aos especialistas através de artigos publicados e atualizações audiovisuais; e mesmo com a pandemia da COVID-19, os congressos virtuais e mesas de discussões de temas continuam vibrantes. Estar em constante discussão com os diversos temas na oncologia e em contato com os demais colegas das especialidades afins, promove segurança em novas condutas terapêuticas.
O objetivo da interação entre os profissionais oncologistas na abordagem do câncer é o ganho de qualidade de vida dos pacientes, assim como conforto e segurança para todos os envolvidos nesta luta contra o tempo.
A Clínica Oncocenter fica situada no centro de Cuiabá — Foto: Assessoria
Referência no tratamento de câncer no estado, a Oncocenter está localizada na Avenida Mato Grosso, coração de Cuiabá, em uma clínica de mais de 900 metros quadrados e com amplo estacionamento próprio.
É formada por amplo corpo clínico com médicos especialistas em várias áreas da oncologia tendo como responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT-4431 RQE: 1817). Em nossa estrutura, oferecemos 2 recepções confortáveis (piso inferior e superior), consultórios médicos, área de pequenos procedimentos, serviço de coleta de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e área de apoio e administração.
Além disso, todo o piso inferior é dedicado ao serviço de terapia antineoplásica, onde são realizados todos os tratamentos que envolvem aplicação de medicamentos (como quimioterapia, terapia dirigida, imunoterapia, entre outros). Essa área conta com recepção própria, apartamentos com camas e banheiros privativos, poltronas, e uma estrutura acessível e completa para atender todas as necessidades do paciente oncológico.
As medicações são preparadas por farmacêuticos especialistas em manipulação de medicamentos oncológicos, em cabine de fluxo laminar, seguindo as rigorosas regras de Boas Práticas de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos.
Lauzamar Roge Salomão Junior
CRM-4669
RQE: 1575
Cirurgião Oncológico
Redes Sociais