+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Março lilás: Saiba como detectar e prevenir o câncer no colo do útero

Março lilás: Saiba como detectar e prevenir o câncer no colo do útero

Março lilás: Saiba como detectar e prevenir o câncer no colo do útero

Publicado por Oncocenter em 10/03/2022 às 10:20

Por Oncocenter

 


Os sinais iniciais como aumento de secreção vaginal, sangramento pós relações sexuais e dor pélvica, são considerados sintomas de uma possível doença em estágio avançado na saúde da mulher.

‘Março Lilás’ é o mês de conscientização sobre o câncer no colo do útero e é um período que leva à reflexão sobre como a doença pode ser detectada precocemente e tratada com altos índices de cura.

O Ministério da Saúde orienta sobre a prevenção por meio do exame de ‘papanicolau’ para todas as mulheres sexualmente ativas. A vacinação para o vírus HPV também é considerada uma medida importante de prevenção, pois o vírus é considerado o principal agente etiológico precursor do câncer de colo de útero.

A vacina preconizada para meninos e meninas, antes mesmo do início das atividades sexuais, assim como o uso de preservativos, reduzem muito a chance de contágio, porém, a promiscuidade e o tabagismo podem contribuir para uma evolução mais agressiva da doença”, explica o médico cirurgião oncológico, Lauzamar Salomão Junior (CRM-MT: 4669 / RQE 1575).

Dr. Lauzamar Salomão Junior / (CRM-MT: 4669 / RQE 1575) — Foto: Reprodução

Dr. Lauzamar Salomão Junior / (CRM-MT: 4669 / RQE 1575) — Foto: Reprodução

O médico explica ainda que o câncer de colo de útero pode ter uma progressão lenta, dando a chance do diagnóstico e tratamento nas diversas fases da doença.

O desenvolvimento da doença em estágio avançado leva anos para acontecer. A idade média de incidência acontece em mulheres de 40 a 50 anos, por isso, manter uma regularidade nos exames de prevenção e consulta com o ginecologista leva ao diagnóstico e tratamento”, pontua.

Segundo Lauzamar Salomão, o tratamento é individualizado para cada mulher e orientado por um médico oncologista. Dentre as alternativas de terapia, estão a cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

“O estágio da doença, tamanho do tumor, fatores pessoais e desejo de ter filhos; definirá a melhor escolha visando a cura e controle do câncer. Qualquer sintoma ginecológico, é necessário procurar um médico especialista para avaliar”, ressalta.

A estimativa para 2022 é de 16.710 novos casos, com número de mortes de 6.596 mulheres para todo o Brasil, sendo considerado o segundo tipo de câncer mais incidente em mulheres na região centro-oeste (15,92/100 mil).

Oncocenter

Referência no tratamento de câncer no estado, a Oncocenter está localizada na Avenida Mato Grosso, coração de Cuiabá, em uma clínica de mais de 900 metros quadrados e com amplo estacionamento próprio. Em nossa estrutura, oferecemos 2 recepções confortáveis (piso inferior e superior), consultórios médicos, área de pequenos procedimentos, serviço de coleta de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e área de apoio e administração.

Além disso, todo o piso inferior é dedicado ao serviço de terapia antineoplásica, onde são realizados todos os tratamentos que envolvem aplicação de medicamentos (como quimioterapia, terapia dirigida, imunoterapia). Essa área conta com recepção própria, apartamentos com camas e banheiros privativos, poltronas, e uma estrutura acessível e completa para atender todas as necessidades do paciente oncológico.

As medicações são preparadas por farmacêutico especialista em manipulação de medicamentos oncológicos, em cabine de fluxo laminar, seguindo as rigorosas regras de Boas Práticas de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos.

Responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT 4431/RQE: 1817)

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2022/03/10/saiba-como-detectar-e-prevenir-o-cancer-no-colo-do-utero.ghtml

Redes Sociais

Sitevip Internet