+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Teleconsulta é ferramenta valiosa no combate ao câncer

Teleconsulta é ferramenta valiosa no combate ao câncer

Teleconsulta é ferramenta valiosa no combate ao câncer

Publicado por Oncocenter em 23/06/2022 às 10:39

Por Oncocenter

 


A pandemia de covid-19 acelerou a evolução da consulta médica a distância, a chamada telemedicina. A ideia de um médico avaliar um paciente que não está fisicamente presente ainda encontra um pouco de resistência entre os profissionais da área, mas em muitas situações é possível adiantar etapas do processo diagnóstico e mesmo de início de tratamento depois de uma consulta virtual.

Oncocenter investe em consulta médica a distância para otimizar tempo e tratamento de pacientes — Foto: Reprodução

Oncocenter investe em consulta médica a distância para otimizar tempo e tratamento de pacientes — Foto: Reprodução

Na área de oncologia, ou seja, de tratamento do câncer, essa ferramenta ganha uma importância ainda maior porque, em função da natureza da doença, é comum que o paciente queira mais de uma opinião sobre o próprio diagnóstico – o que é recomendado – e também porque não há médicos especialistas na área em todos os locais, especialmente nos municípios do interior.

Isso sem falar que, durante o tratamento contra o câncer, os pacientes precisam de avaliação médica frequente, o que torna a rotina desgastante e custosa, especialmente quando para isso são necessários deslocamentos longos.

“Tradicionalmente, pacientes têm buscado avaliações com médicos especialistas em locais distantes de onde moram, em especial em casos de doenças graves como o câncer. A opção, porém, não é viável para todos, pois inclui viagens, despesas com hospedagem, licenças do trabalho etc. Tudo isso torna essa busca muito cara e trabalhosa, às vezes até demorada. Felizmente, essa realidade começa a mudar”, afirma o médico oncologista Cleberson Queiroz (CRM-MT 4431).

Médico oncologista Cleberson Queiroz (CRM-MT 4431) — Foto: Reprodução

Médico oncologista Cleberson Queiroz (CRM-MT 4431) — Foto: Reprodução

A Oncocenter, localizada em Cuiabá, já está em processo acelerado de implantação da telemedicina para todas as áreas oncológicas. Assim, em breve, o Centro de Oncologia vai disponibilizar a modalidade de atendimento a toda a população de Mato Grosso.

A telemedicina oferece aos pacientes com suspeita, diagnóstico ou em tratamento de câncer, bem como àqueles que estão em acompanhamento após tratamento, uma valiosa ferramenta para tornar seu dia a dia mais cômodo, sem perder o adequado cuidado exigido nessas situações”, diz Queiroz.

O médico oncologista reforça ainda que, em casos em que seja necessário, uma consulta presencial pode ser arranjada a fim de complementar o encontro inicial. Ou seja, o paciente poderá ver um profissional de saúde pessoalmente, se for preciso.

“A teleconsulta é um complemento, uma ferramenta adicional que, de forma alguma, irá substituir a avaliação médica presencial. Esta continuará sendo essencial em muitas situações, e permanecerá sendo a maneira forma mais segura e completa de médicos e pacientes discutirem situações complexas e tomarem decisões corretas”, afirma Cleberson.

Regulamentação

No dia 5 de maio deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a prática da telemedicina no Brasil. O debate sobre o tema havia sido reaberto em 2018 e foi amplamente discutido com entidades médicas e especialistas.

Com a publicação da resolução, foi oficialmente autorizada, em caráter definitivo, a prática de consultas médicas a distância no país. A norma estabelece uma série de regras para que a telemedicina seja segura, efetiva e sigilosa, garantindo os mesmos direitos já previstos aos pacientes em consultas presenciais.

A norma prevê também que cada profissional ou serviço de saúde, sejam clínicas ou hospitais, possam se recusar a fazer uso do atendimento a distância ou aderir à modalidade - algo que deve acontecer cada vez com mais frequência.

Responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT 4431/RQE: 1817)

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2022/06/23/teleconsulta-e-ferramenta-valiosa-no-combate-ao-cancer.ghtml

Redes Sociais

Sitevip Internet