+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Doença do Refluxo Gastro-esofágico: da inocência ao câncer

Doença do Refluxo Gastro-esofágico: da inocência ao câncer

Doença do Refluxo Gastro-esofágico: da inocência ao câncer

Publicado por Oncocenter em 12/08/2022 às 10:47

 

Vários fatores envolvem a causa da doença e a piora dos sintomas. Saiba qual o tratamento adequado.


A doença do refluxo é uma doença que acomete cerca de 30% da população mundial. Provoca sintomas dos mais variados e o mais popular é a queimação. Essa é a opinião de um dos maiores especialistas de Mato Grosso, o médico Carlos Henrique Arruda Salles, cirurgião geral [CRM – MT: 5546/RQE: 3160/3371], que atende dezenas de pacientes todos os dias na Clínica Oncocenter, em Cuiabá.
 

Além da queimação, o refluxo pode trazer desconfortos abdominais com quadros de distensão por gases, empachamento, diarreia e arrotos frequentes, normalmente sucessivos de sensação de azedo na garganta. Outros sintomas também podem ocorrer como desconforto ou mesmo dor abdominal, dores de cabeça após as refeições, tonturas e mal estar, geralmente associados a refeições mais gordurosas ou em maior quantidade.
 

Vários são os fatores envolvidos com a causa ou com a piora dos sintomas tais como café, chás de coloração escura, de menta e hortelã, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, incluindo os refrigerantes, e os alimentos mais gordurosos.

Vários outros alimentos do nosso dia-a-dia não são levados em conta, mas podem contribuir na pior ados sintomas como os alimentos embutidos (presunto, salame e mortadela, entre outros), os queijos amarelos como a muçarela, o gouda, o provolone, o leite integral e os derivados de leite.
 

Outro fator que está ganhando importância é a obesidade. Isso porque além de piorar sintomas, a obesidade também é fator de risco para doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer do aparelho digestivo que podem se assemelhar com os sintomas de refluxo.
 

A importância de se ter um diagnóstico correto possibilita um tratamento adequado para evitar consequências mais graves como úlceras e estreitamentos esofágicos e, em longo prazo, câncer de esôfago. O tratamento é realizado com alterações de hábitos alimentares, orientação à perda de peso e inclusão de atividade física diária, além de uso de medicações e, em alguns casos, a cirurgia.


Sobre a Oncocenter

Referência no tratamento de câncer no estado, a Oncocenter está localizada na Avenida Mato Grosso, coração de Cuiabá, em uma clínica de mais de 900 metros quadrados e com amplo estacionamento próprio.
 

Em nossa estrutura, oferecemos 2 recepções confortáveis (piso inferior e superior), consultórios médicos, área de pequenos procedimentos, serviço de coleta de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e área de apoio e administração.

Além disso, todo o piso inferior é dedicado ao serviço de terapia antineoplásica, onde são realizados todos os tratamentos que envolvem aplicação de medicamentos (como quimioterapia, terapia dirigida, imunoterapia).


Essa área conta com recepção própria, apartamentos com camas e banheiros privativos, poltronas, e uma estrutura acessível e completa para atender todas as necessidades do paciente oncológico.
 

Responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT 4431/RQE: 1817)

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2022/08/12/doenca-do-refluxo-gastro-esofagico-da-inocencia-ao-cancer.ghtml

Redes Sociais

Sitevip Internet