+55 (65) 3642-1228

+55 (65) 3642-1228

Av. Mato Grosso, 188 - Bairro Araés, Cuiabá/MT

Novidades

Câncer de mama ainda assusta, mas diagnóstico precoce contribui para tratamento

Câncer de mama ainda assusta, mas diagnóstico precoce contribui para tratamento

Câncer de mama ainda assusta, mas diagnóstico precoce contribui para tratamento

Publicado por Oncocenter em 16/09/2022 às 12:12

Por Oncocenter

 


O câncer de mama ainda é uma doença que assombra as mulheres. Só neste ano, a incidência estimada ultrapassa o número de 66.000 novos casos no Brasil, segundo a médica ginecologista e mastologista Fabiana Regina Muniz, da Clínica Oncocenter, em Cuiabá.

Não existe doença que assombre mais o subconsciente feminino. Seja pela gravidade do diagnóstico, seja pelo medo de mutilação, o câncer de mama para muitas mulheres ainda é encarado como a doença que afeta a feminilidade como um todo”.

A médica ainda ressalta que esse é o tipo de neoplasia maligna mais comum em todo o mundo, estando atrás, em número, apenas do câncer de pele não melanoma.

Apesar da frequência da doença, ela revela que com a pandemia da Covid-19, em 2020, houve um atraso na identificação da doença, que pode ser comprovada com o aumento do número de mastectomias devido às lesões terem sido diagnosticadas em estágios mais avançados.

Estima-se que o tempo entre uma célula tumoral se transformar em uma lesão de 1 cm pode ser de até 8 anos. Por isso, a importância de se realizar exames anuais de rotina, que permitem o diagnóstico precoce e o tratamento rápido da doença em fases iniciais. Mas, na pandemia os recursos médicos estavam concentrados no combate ao novo vírus e exames de rotina foram deixados de lado temporariamente”, lembra.

Para que o câncer de mama seja identificado é essencial a realização da mamografia de rotina, uma vez no ano, principalmente em pacientes com mais de 40 anos.

 

“A mamografia não previne o surgimento do câncer de mama, mas quando realizada anualmente diagnostica lesões em fases iniciais e o sucesso do tratamento é garantido”.

 

Prevenção

Apesar de assustador, o câncer de mama, que é causado pela multiplicação desordenada das células da mama, e acomete com mais frequência mulheres acima de 50 anos, tem prevenção.

A prevenção é possível até certo ponto, melhorando os fatores de risco que podem ser modificáveis, como por exemplo: controle de peso principalmente na pós-menopausa, dieta saudável, realização de atividade física regular e redução do consumo de álcool”.

Muniz ainda lembra que a doença também pode atingir homens, mas ainda é considerado raro. Contudo, ano, após ano, tem aumentado o número de mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama.

Para os que desejam fazer os exames preventivos ou que já tenham sido diagnosticados com a doença, a médica lembra que a Oncocenter é pioneira em trazer para Mato Grosso uma equipe, que foi qualificada em diversas partes do Brasil e do mundo, para o tratamento do câncer.

“As consultas são realizadas de forma integrada com equipe multidisciplinar visando o diagnóstico precoce e garantindo a atenção que o paciente que enfrenta a doença merece. Na Oncocenter também há a tecnologia da crioterapia em touca para minorar a queda de cabelo, algo tão comum durante as sessões de quimioterapia”.

Dr. Fabiana Regina Muniz  — Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Fabiana Regina Muniz — Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Fabiana Regina Muniz - médica mastologista e ginecologista

CRM MT: 10445 - RQE: 4958/4959

Residência Médica em Mastologia no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - IBCC, em São Paulo.

Treinamento em Oncoplastia (IBCC-SP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Oncocenter

Referência no tratamento de câncer no estado, a Oncocenter está localizada na Avenida Mato Grosso, coração de Cuiabá, em uma clínica de mais de 900 metros quadrados e com amplo estacionamento próprio.

Em nossa estrutura, oferecemos 2 recepções confortáveis (piso inferior e superior), consultórios médicos, área de pequenos procedimentos, serviço de coleta de exames laboratoriais, serviço de ultrassonografia e área de apoio e administração.

Além disso, todo o piso inferior é dedicado ao serviço de terapia antineoplásica, onde são realizados todos os tratamentos que envolvem aplicação de medicamentos (como quimioterapia, terapia dirigida, imunoterapia).

Essa área conta com recepção própria, apartamentos com camas e banheiros privativos, poltronas, e uma estrutura acessível e completa para atender todas as necessidades do paciente oncológico.

Responsável técnico pela clínica o Dr. Cleberson Queiroz (CRM/MT 4431/RQE: 1817)

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/especial-publicitario/oncocenter/noticia/2022/09/16/cancer-de-mama-ainda-assusta-mas-diagnostico-precoce-contribui-para-tratamento.ghtml

Redes Sociais

Sitevip Internet